Scroll Button
Bairro do Cerco/Principal.jpg
Bairro do Cerco/Principal.jpg

Reabilitação do Lote 1 e Lote 2 do Bairro do Cerco do Porto entra na fase final

| 2025-03-07

Cliente: Domus Social

Local: Porto

 

A reabilitação dos blocos 5, 6 e 9 do Lote 1 e os blocos 21, 22 e 30 do Lote 2 do Bairro do Cerco do Porto, construídos em 1963, empreitada a cargo da CCR – Engenheria & Construção aproxima-se da conclusão.

 

O projeto visa preservar a integridade dos edifícios e melhorar as condições habitacionais, mantendo os 804 fogos existentes.

 

A reabilitação dos edifícios teve as seguintes intervenções:

 

Coberturas:

- Substituição da telha cerâmica sobre nova estrutura de fixação, incluindo integração de telhas ventiladoras.

- Desvão fortemente ventilado.

- Isolamento térmico à base de placas de poliestireno extrudido com 120 mm de espessura colocadas sobre a laje de teto do último andar.

- Capeamentos, rufos, remates e algerozes de chapa de zinco.

- Tubos de queda exteriores protegidos na altura do piso térreo com tubo de aço galvanizado.

- Execução de nova cobertura na galeria do piso superior, constituída por estrutura metálica com proteção por membrana betuminosa.

- Tubos de queda exteriores protegidos na altura do piso térreo com tubo de aço galvanizado.

 

 

Paredes exteriores:

- Pano de alvenaria de tijolo perfurado de face à vista apoiado em suporte metálico em todos os pisos, com colocação de isolamento térmico à base placas de poliestireno extrudido – no revestimento de fachadas em geral, sendo pintado na altura do piso térreo.

- Sistema de revestimento, em fachada ventilada, do tipo “Aquapanel Outdoor (Knauf)” ou equivalente, incluindo estrutura metálica para fixação das placas e colocação de isolamento térmico à base de lã mineral rígida no revestimento de fachadas das galerias de acesso e escadas.

 

Vãos envidraçados:

- Caixilharias de alumínio com vidro duplo de baixa emissividade protegidas no exterior com estores de alumínio preenchidos com poliuretano.

- Para garantir a ventilação permanente dos fogos, propõe-se a colocação de grelhas autorreguláveis nos vãos exteriores, aplicadas na tampa interior das caixas de enrolamento dos estores.

 

Estendais para secagem de roupa:

- Prevê-se a colocação de resguardos exteriores balançados constituídos por estrutura revestida por grelha metálica, fixados sob as janelas que servem as lavandarias, de modo a criar condições para a proteção e ocultação de estendais de roupa, de modo a compensar a exígua dimensão dos espaços interiores.

 

 

Atualmente, os trabalhos encontram-se na fase final, com término dos revestimentos das caixas de escadas em placas de Secolite, e execução dos tetos das marquises em gesso cartonado, pinturas e execução de remates de alumínio, bem como o término da rede seca de incêndio.

 

CCR - Engenharia & Construção

A Edificar Soluções