Scroll Button
publications/imagem_202108111131251628677885_1406.jpg

REQUALIFICAÇÃO DO PAVILHÃO DE ESCULTURA E CONSTRUÇÃO DO NOVO EDIFÍCIO DE CONEXÃO DA FBAUP

| 2021-08-11

Encontra-se concluída a empreitada de Requalificação do Pavilhão de Escultura e Construção do Novo Edifício de Conexão da FBAUP (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto), a cargo da CCR Engenharia & Construção.

 

A obra, subdividiu-se em duas principais atividades:

- Requalificação do Pavilhão de Escultura

- Construção do novo edifício de conexão

 

 

O Pavilhão de Escultura, cuja construção inicial remonta à década de 50, foi requalificado tendo em especial atenção a natureza patrimonial do edifício, uma vez que, à semelhança do restante edificado que compõe a instituição, está classificado como monumento de interesse público.

Entre os trabalhos estão; novas coberturas em estrutura metálica, revestimentos de paredes por barramentos de estuque e pintura, caixilharia mistas de ferro e betão, tetos acústicos, pavimentos com pintura EPOXI e vários equipamentos para utilização dos espaços.

Foram ainda consideradas três portas de ligação ao edifício de conexão, a recuperação de marmorites, novas instalações sanitárias, novas ferragens e tubagens.

 

Para a construção do Novo Edifício de Conexão, foi demolido o antigo 'edifício torre', e realizada a escavação necessária, recorrendo ao uso de darda, para atingir a cota pretendida para este novo edifício, que compreende uma cave (Piso -1), e três pisos acima da cota exterior.

A conexão é realizada por intermédio de um corredor em rampa, com o Pavilhão de Escultura e um passadiço, que possibilitará a ligação ao Pavilhão de Tecnologias, parte do complexo do edificado que constitui a FBAUP.

Os pisos 1, 2 e 3 tem uma distribuição genericamente igual entre si, dispondo de elevador, escadas, sanitários e salas de trabalho, para além dos corredores de circulação, que fazem a articulam o acesso aos vários níveis.

O piso mais baixo, em semi-cave, é acessível pela escada comum e por um elevador interior.

Foram ainda consideradas zonas suspensas, vãos envidraçados, entre os demais pormenores estéticos.

 

Uma intervenção de grande complexidade técnica, coordenada considerando a autenticidade e exigência dos materiais, para garantir a preservação dos valores culturais e patrimoniais da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

 

CCR - Engenharia & Construção

A edificar Soluções